Rua D. Pedro II, 800 - 87740-000 - Centro - SJC- PR
X

NOSSA CIDADE / Curiosidades sobre a cidade

Curiosidades sobre a cidade de São João do Caiuá

São João do Caiuá faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2010 era de 5.909 habitantes. Encontra-se na região noroeste do Paraná. A economia do município consiste na oferta de mão de obra oferecida pela Usina Santa Terezinha, comércio local, aposentados e prefeitura municipal.

História da cidade de São João do Caiuá

A exemplo da quase totalidade das cidades localizadas na região fisiográfica do Norte do Paraná, a de São João do Caiuá teve origem num patrimônio planejado e formado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, entidade privada a que se deve a colonização e povoamento da região. Tendo adquirido do governo do estado uma vasta área de terras no norte do Paraná, a referida empresa imobiliária idealizou, planejou e realizou um dos mais avançados planos de colonização de que se tem notícia. Depois de haver fundado várias dezenas de grandes e importantes cidades e núcleos populacionais, desbravando e povoando o setentrião paranaense, que é de uma feracidade incomparável, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná mandou medir e demarcar a área onde surgiu o patrimônio São João. Isso foi em 1951. Procedida a derrubada das matas, a Companhia determinou que se fizesse a abertura de uma estrada até o Rio Paranapanema, distante 25 quilômetros da sede do patrimônio.

Logo após a demarcação do perímetro urbano da futura cidade, chegaram à localidade os seus primeiros habitantes: Pedro Adolfo Bruning, que construiu o primeiro rancho ou casa de madeira; Domingos Beraldi, primeiro e atual prefeito municipal da comuna; e Justo Moya, que com Domingos Beraldi foram os primeiros comerciantes da localidade. Posteriormente, chegaram Jomé Vieira dos Santos, Sebastião Soares e Gumercindo Pereira. Ainda no ano de 1951 foi construída a primeira capelinha, com área de 12 metros quadrados e sob a invocação de São João Batista. A primeira missa foi celebrada no dia 24 de junho de 1952.

Iniciou-se então uma fase de progresso e atividades que, sem interrupção e numa marcha ascensional, colocaram, em pouco tempo, São João entre os patrimônios e cidades mais evoluídas do norte do Paraná. Construiu-se uma pensão, um posto de gasolina e uma farmácia, que entraram desde logo em funcionamento sob a direção, respectivamente, dos irmãos Barreto, Pedro Adolfo Bruning e Idalino Bertucci.

Já em 1954, por inspiração dos fundadores e primeiros habitantes do patrimônio, iniciava-se a construção do campo de pouso. Discutiam os moradores, a respeito da verdadeira denominação a ser dada à cidade, dentre as quais entraram em cogitação: São João do Paraíso, São João do Caiuá e São João dos Bandeirantes. Finalmente, organizou-se uma comissão para tratar do assunto. Essa comissão, composta dos Senhores Domingos Beraldi, Justo Moya, Pedro Adolfo Bruning e outros fundadores da cidade, escolheu, por maioria, o nome de São João do Paraíso. Entretanto, em virtude da já existir, no país, outra localidade com igual nome, ao ser discutida a criação do município, os membros da Assembléia Legislativa do Estado optaram pela denominação de São João do Caiuá.

Gentílico: caiuense ou são-joanense

Formação Administrativa

Em 1953, por ato da Câmara Municipal de Nova Esperança, foi criado o distrito administrativo de São João do Caiuá e, em seguida, o distrito judiciário.

Pela Lei estadual nº 1190, de 19 de agosto de 1953, São João do Caiuá foi desmembrado do município de Nova Esperança, passando a fazer parte do território de Alto Paraná, criado pela mesma Lei.

A Lei municipal nº 13, de 13 de setembro de 1954, votada pela Câmara Municipal de Alto Paraná, criou (novamente) o distrito administrativo de São João do Caiuá.

Finalmente, por força da Lei nº 253, de 26 de

novembro de 1954, oriunda da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, o distrito de São João do Caiuá foi elevado à categoria de município, desmembrado do de Alto Paraná. Sua instalação realizou-se em 17 de dezembro de 1955.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João do Caiuá (PR); IBGE





Galeria de Fotos

Outros Artigos